quinta-feira, 13 de março de 2008

Novelas Mexicanas

Parte 1

No ano passado, eu e o Chico resolvemos comemorar um mês de namoro em um restaurante mexicano. O irmão dele havia ido a um (alegadamente) ótimo, na Cidade Baixa: o El Mexicano. Barato e bom, acho que era essa a descrição. Demos umas duas voltas na quadra até nos darmos conta de que a portinha insuspeita trancada com grade de ferro era o dito restaurante. "Ok", "não se julga um perfume pelo frasco". Na época, você tinha que bater à porta para abrirem a grade.

Eu devo ter apagado da memória o que comi. Não foi horrível, mas estava longe de ser bom. O Chico pediu um taco vegetariano, que veio encharcado de vinagre.

O atendimento era tão bem-intencionado quando ineficiente. Nunca sabíamos qual era o garçom das bebidas, das comidas e o que limpa as mesas. Acho que nem eles sabiam.

Anotei mentalmente: "não. Fuja. Fuja".


Parte 2

Um mês depois, fomos à forra no Pueblo, mexicano na Ijuí, meio próximo à Protásio.

O restaurante foi tão bom que passou a habitar minha galeria imaginária de lugares perfeitos. Ambiente muito legal, bebida ótima, comida excelente. Preço justo.

A margarita que eu pedi foi a melhor que bebi em uns 10 anos. Metade por mérito do restaurante, metade pela incapacidade de barmen em geral entenderem a simplicidade envolvida no preparo da mesma.

De entrada, uma porção de pastéis de jalapeños, deliciosos. Crueldade ou ironia, vem com vários molhinhos de pimenta para colocar em cima. Não me fiz de rogada e provei vários. Adorei.

Enchiladas foram a escolha para o prato principal. O garçom avisou, com jeito, que uma porção para cada seria muito. Deu pra dividir uma porção (vem 3) com dois recheios: espinaca (espinafre e ricota) e machaca (carne de panela e mussarela). Ambas ótimas. O Chico comeu mais alguma coisa que eu não lembro. Taco vegetariano, talvez.

Não coube sobremesa :)

Vá lá
Pueblo
Website
Av. Ijuí, 147
Petrópolis - Porto Alegre - RS
51 3332 5540

Um comentário:

Anônimo disse...

Que inveja desse Chico.